Conheça a norma referente à fabricação da porta corta-fogo para proteção contra incêndios!
A porta corta-fogo é parte do projeto de proteção contra incêndios, indispensável para qualquer edifício. Afinal, esse modelo de porta é desenvolvido para proteger o público contra a propagação do fogo e fumaça.
Nesse sentido, quando acontece um incêndio, a porta corta-fogo é primordial para manter a integridade física e a segurança das pessoas que estão no edifício, bem como da equipe de emergência que está atuando no local.
As portas corta-fogo costumam ser instaladas nos seguintes ambientes:
Escadas;
Antecâmaras;
Rotas de fuga;
Áreas comerciais e industriais;
Áreas de refúgio.
A porta corta-fogo segue a Norma ABNT NBR 11742:2018, que trata especificamente de portas para saídas de emergência.
Elaborada pelo Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, em conjunto com a Comissão de Estudo de Vedações Corta-Fogo, a norma serve para estabelecer requisitos para a fabricação da porta corta-fogo.
Determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Norma 11742:2018 define requisitos para a classificação, unidade de compra, identificação e fabricação de portas corta-fogo.
De acordo com a norma, a função da porta corta-fogo é controlar a propagação de fumaça e fogo para viabilizar a saída das pessoas de uma edificação em segurança, bem como facilitar a execução de operação de combate a incêndios e resgate.
Por meio de ensaios de resistência ao fogo, a porta corta-fogo simples se destaca pela sua capacidade de resistência ao suportar a ação do fogo em um período de tempo.
A norma técnica também define os seguintes detalhes construtivos que devem estar presentes na estrutura: batente, dimensões, tratamento anticorrosivo e características especiais para a folha da porta, incluindo as capas e o miolo.
Além dos termos e definições gerais, a Norma 11742:2018 estabelece os critérios exigíveis para as portas corta-fogo.
Na parte da classificação, existem quatro classes para esse tipo de porta para saídas de emergência, que são: porta contra-fogo P30, P60, P90 e P120, cada porta é classificada segundo o tempo de resistência mínima ao fogo.
De acordo com a norma, a classe P30 se refere às portas com tempo de 30 minutos de resistência, enquanto a classe P60 define um tempo de resistência mínima de 60 minutos, a P90 de 90 minutos e a P120 de 120 minutos. Não são permitidas classificações intermediárias.
Outro ponto importante da norma técnica para porta corta-fogo é que ela define requisitos mínimos para identificação da estrutura. Como regra, as portas precisam apresentar a identificação do fabricante, o mês e ano de fabricação, entre outros detalhes.
A norma técnica para porta corta-fogo é importante para padronizar e garantir a qualidade e a conformidade das estruturas fabricadas e comercializadas no Brasil. A diretriz também estabelece os padrões de segurança e qualidade das portas, a fim de que seu funcionamento seja eficiente no momento de uma evasão.
Em relação à unidade de compra da porta corta-fogo acabada, a norma 11742:2018 define que o produto deve ser composto por folhas, batentes e dobradiças, além de barra antipânico e fechaduras.
Segundo a norma, todos os lotes de portas precisam estar acompanhados por um manual com informações relevantes sobre o funcionamento, manutenção, acabamento, embalagem, cuidados no transporte, dimensões e massas nominais das estruturas.
Na parte de instalação, o texto define requisitos mínimos gerais para o batente, folha, fechaduras, dispositivos de fechamento automático, soleira e outros detalhes técnicos.
Na ASSA ABLOY Portas Especiais, todos os produtos atendem aos requisitos da Norma ABNT NBR 11742:2018. Para solicitar uma porta corta-fogo de qualidade para o seu projeto, entre em contato conosco!
Quais os tipos de normas para porta corta-fogo?
As normas técnicas para porta corta-fogo e os ambientes onde esses equipamentos devem ser instalados são: a NBR 11742:2018 e a NBR 11711, que abordam, respectivamente, os requisitos de fabricação de portas corta-fogo para saídas de emergência e a compartimentação de espaços industriais e comerciais.
Como funciona uma Porta Corta-Fogo?
A finalidade da porta corta-fogo é atuar como uma espécie de bloqueador, uma vez que impede que as chamas, fumaças, calor e gases se propaguem de um ambiente para outro durante um incêndio.
Quais são os materiais que compõem uma porta corta-fogo?
Geralmente, a porta corta-fogo é fabricada em aço galvanizado, um material muito resistente ao fogo. O revestimento interno da porta é variável, mas costuma ser feito de manta cerâmica.