A Porta Corta-Fogo possui capacidade de deter o fogo e o calor e foi feita especialmente para impedir as chamas de se propagarem para outros andares e facilitar a fuga das pessoas que se encontram no ambiente.
Como é preciso que todos os condomínios tenham o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a porta corta-fogo precisa ter certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é conhecido como o selo ABNT 11742.
A obrigatoriedade da instalação da porta corta-fogo veio em 1983 e em edifícios com mais de quatro andares. Hoje em dia, um prédio só consegue ter a AVBC se, em sua estrutura, for utilizado portas corta-fogo.
Porém, o modelo da porta e a quantidade dependem do tamanho do condomínio e do prédio. Além disso, vale lembrar que o batente e o portal também precisam ter em sua composição os mesmo materiais resistentes à passagem do fogo.
No mercado, há alguns tipos de porta corta-fogo, como a P60, a P90 e a P120. Os números que acompanham a letra P mostram o tempo mínimo de fogo que a porta aguenta sem ficar danificada. Com isso, é possível saber quanto tempo as pessoas têm para evacuar o local.
Falando em pessoas, isso também influencia na hora de escolher o tipo de porta. Se a porta corta-fogo for usada em um edifício residencial com poucas pessoas, é possível usar uma que suporte menos tempo de incêndio. Mas se o local for uma sala de cinema ou um auditório, é preciso uma porta que suporte mais tempo, afinal de contas, cerca de 700 pessoas vão precisar ser evacuadas imediatamente ao mesmo tempo.
É o Corpo de Bombeiros quem vai dizer qual tipo de porta é necessário usar, uma vez que é ele quem dá o laudo positivo ao projeto de prevenção de incêndios.
Na hora da escolha, eles levam em conta alguns fatores que determinam se será uma porta P60, P90 ou P120, bem como quais devem ser as medidas, o material de fabricação, o material de isolamento térmico, entre outros itens.
As portas P60, por exemplo, têm isolante térmico com densidade menor e pesa entre 34 kg e 50 kg por folha. Já as portas P90, podem ter entre 38 kg e 53 kg, enquanto as portas P120, pesam entre 45 kg e 60 kg por folha, uma vez que possuem um isolante térmico de maior densidade.
Essa Porta Corta-Fogo controla a propagação de fogo e fumaça, permitindo uma saída segura das pessoas, facilitando as operações de combate e resgate.
Ela é fabricada em aço galvanizado e possui resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas, classificadas, respectivamente, em P60, P90 e P120.
A porta corta-fogo simples pode ser usada em hotéis, edifícios comerciais e residenciais, centros de compras, hospitais e etc.
A Porta Corta-Fogo Dupla permite a saída das pessoas de maneira segura e ainda facilita as operações de combate ao fogo e ao resgate.
Assim como a porta corta-fogo simples, ela é fabricada em aço galvanizado e tem resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas, classificadas, respectivamente, em P60, P90 e P120.
Esse tipo de porta é indicada para cinemas, centros de compras, hospitais, prédios comerciais e residenciais, hotéis, etc.
A Porta Corta-Fogo Acústica é feita com matéria prima de alta resistência e poder de isolação de ruídos. Além disso, ela tem um fita de vedação e guilhotina.
Ela tem atenuação de 35dB, mas também é possível escolher a vedação com soleira, que oferece uma atenuação de 31dB.
A porta corta-fogo acústica é indicada para hotéis, cinemas, edifícios comerciais e residenciais, hospitais, shoppings, etc.
A Porta Corta-Fogo Premium foi feita para quem busca personalidade, uma vez que ela é diferente de todas as outras portas corta-fogo.
Por não ter molduras, ela oferece um acabamento moderno e possibilita ter faces com acabamentos diferentes em uma única porta, já que seu sistema é construtivo.
Ela pode ser usada em prédios comerciais e residenciais, centros de compras, hospitais, hotéis, etc.
Agora que você já sabe quais são os tipos de porta corta-fogo e quais os modelos que a ASSA ABLOY Portas Especiais oferece, descubra quando usar uma delas.
A porta corta-fogo precisa ser usada como rota de fuga segura para as pessoas em casos de incêndio e por isso precisa ser de fácil acesso e bem sinalizada.
Em prédios residenciais ou comerciais, elas devem ficar nas saídas de emergências e é comum encontrar portas corta-fogo que dão acesso às escadas. Nessa opção, as pessoas podem descer os andares sem usar os elevadores e ter mais segurança contra o fogo e a fumaça no processo.
E você já deve ter visto portas corta-fogo em shoppings ou centro de compras. Normalmente, essas portas dão acesso às áreas mais abertas, como cobertura ou a saída externa do edifício.
Hotéis e hospitais também possuem porta corta-fogo, pois segurança é um item indispensável para esses locais, uma vez que eles têm itens inflamáveis como produtos químicos e recipientes de gás, que podem servir de combustível em caso de incêndio.
As instalações industriais também precisam de portas corta-fogo para proteger seus funcionários. Elas podem ser de uma folha ou em folhas dupla.
E não importa o local onde será instalada a porta corta-fogo, a ASSA ABLOY Portas Especiais tem o modelo ideal para a sua necessidade.
Saiba aqui mais sobre a importância de porta corta-fogo para os mais diversos setores.