Porta Corta-Fogo para Escolas e Universidades


Porta Corta-Fogo para Escolas e Universidades 
é fundamental, pois elas oferecem um meio de fuga e retardam o avanço do fogo e da fumaça. 

Já existem regulamentos de segurança contra incêndio para escolas novas e as já existentes, e eles mostram o papel das portas corta-fogo no ambiente de ensino.

Regulamentos de Porta Corta Fogo para Escolas e Universidades


Tanto as escolas e universidades já existentes quanto as que estão sendo construídas, precisam seguir à risca os regulamentos.

Prédios existentes 


Alunos e funcionários precisam estar cientes da importância da segurança contra incêndio. Por conta disso, as escolas e universidades precisam realizar avaliações de risco periodicamente. 

Esse ambiente também precisa garantir que as portas corta-fogo estejam funcionando corretamente, afinal de contas a porta precisa cumprir a sua função de impedir a passagem de fumaça e fogo, fornecendo uma rota de fuga segura. 

Áreas de risco, como refeitórios, devem ser separadas do resto da escola/universidade por portas corta-fogo com resistência mínima de 30 minutos, também conhecidas como portas de classificação P30. 

O indicado é que as escolas e universidades façam treinamentos periódicos com alunos e funcionários para conscientizá-los da importância de deixar as portas corta-fogo desobstruídas, ou seja, sem nada atrapalhando a sua passagem. 

Também é indicado o uso de dispositivos automáticos de retenção que permitem o fechamento das portas assim que o alarme de incêndio é acionado.

Prédios novos 


Toda construção de uma nova escola precisa estar de acordo com o Boletim 100, um projeto de segurança contra incêndios em escolas, que tem uma parte dedicada somente às portas corta-fogo. 

Esse regulamento indica que essas portas tenham painéis de visão para ajudar na movimentação pela escola e assim avaliar com precisão se a porta contém fumaça e fogo. 

Existem outros requisitos para projetos de novas escolas e universidades, que padronizam as especificações, as instalações e as manutenções das portas corta-fogo.

 

Do que são feitas as Portas Corta-Fogo? 


As portas corta-fogo podem ser produzidas de diversos materiais, mas é mais comum serem feitas de fibra de lã, cerâmica e aço. 

As ferragens precisam ter mecanismos específicos de fechamento e travamento automático, e para garantir proteção total, os componentes da porta, como fechaduras e dobradiças, também precisam estar de acordo com os padrões e normas técnicas do país.


Classificação e normas de portas corta-fogo 


Existem diversos modelos de porta corta-fogo e elas não precisam ter a mesma aparência. Entretanto, elas precisam seguir todas as normas nacionais - e em alguns casos as normas internacionais também!


Classificação da porta 


Falando em normas, todas elas precisam passar por testes que assegurem a sua resistência ao fogo e a fumaça. Por conta disso, elas são classificadas de acordo com a sua resistência: P30, P60, P90 e P120. 

O número que seguinte a letra P indica quantos minutos a porta aguenta o fogo e a fumaça, portanto, quanto maior o número, mais resistente ela é.


Normas que definem o uso 


Aqui no Brasil, as portas corta-fogo precisam seguir as recomendações e especificações das normas NBR 11742, NBR 11785 e NBR 11711.


Por que ter porta corta-fogo em escolas e universidades? 


O principal motivo de ter porta corta-fogo em escolas e universidades é a segurança. Além disso, sem os requisitos mínimos, o Corpo de Bombeiros não libera o alvará de funcionamento. 

Antes de instalar uma porta é preciso verificar os vãos e as vedações, que devem estar intactas. Também é preciso verificar as dobradiças, que precisam estar em boas condições de funcionamento. 

Caso uma porta corta-fogo não esteja fechando corretamente, é necessário fazer sua manutenção o mais rápido possível.


Porta Corta-Fogo para escolas e universidades 


Pensando na segurança de milhões de alunos em todo o Brasil, a ASSA ABLOY Portas Especiais, fabricante de porta corta-fogo há mais de 20 anos e pertence ao Grupo multinacional ASSA ABLOY Brasil, tem inovado em soluções de portas para esse tipo de ambiente. 

Como mostramos acima, as portas para esses locais precisam estar de acordo com todas as certificações e funcionar corretamente para garantir a segurança total aos alunos. 

Mas outros fatores precisam ser levados em conta, como:

●     acessos

●     rampas

●     escadas

●     corrimãos

●     elevadores de emergência

●     área de refúgio

●     descarga

●     iluminação de emergência

●     sinalização de saídas

Campus da Avenues School 

A ASSA ABLOY Portas Especiais já fez o projeto e a instalação de solução para o Campus da Avenues School, em São Paulo. A escola tem uma área de 40 mil m2 e recursos educacionais de última geração. 

Ao todo, foram instaladas 210 porta corta-fogo com barras antipânico, fechadura Tesa e molas aéreas em todos os andares. 

Seja para um projeto existente ou para a construção de um novo, contem sempre com a qualidade e tecnologia das portas corta-fogo e acessórios da ASSA ABLOY Portas Especiais!

Por isso é importante saber que, para todos os setores, incluindo as Escolas e Universidades, é necessário contar com soluções corta-fogo. As portas corta-fogo, por exemplo, podem trazer uma segurança maior à sociedade e ao local.