Porta Corta-Fogo para Escolas

Entenda a importância das portas de segurança no ambiente escolar e saiba como escolher o melhor equipamento 

A porta corta-fogo é um equipamento de segurança que deve fazer parte do projeto de combate e prevenção a incêndios nas escolas. Essa estrutura precisa estar presente em saídas de emergência e rotas de fuga, garantindo aos funcionários e alunos um meio de evacuação rápido e eficiente em caso de emergências. 

Especialmente em ambientes que recebem crianças, a infraestrutura de proteção contra incêndios deve estar em ordem, funcionando da forma adequada para que seja possível oferecer segurança e tranquilidade a todos. 

Além de servir como uma rota de evasão do edifício, a porta de segurança também assume um papel importante na contenção do fogo e da fumaça. Ela evita que as chamas e os gases tóxicos passem de uma área para outra da edificação, preservando as boas condições de uso das saídas de emergência. 

No projeto e instalação das portas corta-fogo, as escolas devem contar com o suporte de especialistas em projetos contra incêndio, além de atender aos requisitos de normas técnicas e regulamentos do Corpo de Bombeiros. 

Para que seja possível desenvolver um projeto eficiente de prevenção e combate a incêndios nas escolas, é indispensável realizar uma avaliação prévia de riscos. 

Um ponto de atenção neste tipo de projeto é a área destinada à alimentação dos alunos, os chamados refeitórios das unidades escolares, que precisam ter portas corta-fogo próprias, com padrão de resistência às chamas de, pelo menos, 30 minutos. 

Além disso, é necessário treinar os funcionários e conscientizar os alunos sobre a importância de manter essas portas destrancadas e livres de obstrução. Nestes casos, é importante ter em mente que a informação bem disseminada gera conhecimento e aumenta os níveis de segurança escolar.

A importância de portas seguras para escolas


Investir em portas seguras para escolas é uma exigência para toda instituição que preze pela segurança e integridade de seus alunos. Essas portas devem estar em conformidade com normativas que contêm especificações, padrões de instalação, qualidade e manutenção das estruturas. 

Vale pontuar ainda que as portas corta-fogo precisam ser instaladas já na construção da escola. Elas devem constar no projeto de prevenção a incêndios e nos protocolos escolares para situações de emergência.

Além de salvar vidas em ocorrências graves, a porta de segurança também gera uma sensação de estar em um ambiente devidamente protegido, o que contribui para a imagem institucional da unidade escolar. Afinal, todos os pais avaliam a segurança das instalações na hora de matricular um filho em uma instituição de ensino. 

O número de portas de segurança no projeto escolar, bem como a distribuição dessas estruturas, devem respeitar as características da edificação, como altura, número de pavimentos e classificação estrutural. 

Como a porta corta-fogo retarda a propagação do fogo e da fumaça, agindo como uma barreira de proteção, ela também facilita o trabalho dos bombeiros durante ocorrências. No entanto, para o pleno funcionamento da estrutura, a porta deve estar com as vedações e dobradiças em boas condições. 

 

Como escolher uma porta corta-fogo para escolas?


A porta de segurança para escolas deve contar com visores e capacidade de resistência ao fogo de acordo com as definições do projeto. É importante também que o equipamento de segurança seja fabricado com aço galvanizado e possua acessórios e batentes de alta qualidade. 

Um modelo eficiente, certificado e que atende a todos os tipos de projetos de prevenção e combate a incêndios em escolas é a Porta Metálica com Visor, da ASSA ABLOY Portas Especiais. 

Essa porta de segurança tem espessura de 40 mm, é um modelo reversível (direita ou esquerda) e pode ser instalada com barra antipânico e mola hidráulica. O produto é fabricado com aço galvanizado. 

Na ASSA ABLOY Portas Especiais, você encontra portas de segurança que possuem resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas, classificadas em P60, P90 e P120 minutos. 

Para receber suporte técnico na escolha do equipamento mais adequado para a sua escola, entre em contato com a nossa equipe de atendimento.