Com um papel fundamental e item obrigatório em boa parte das edificações, a porta corta-fogo evita que as chamas, o calor e a fumaça se propaguem para áreas de rota de fuga.
Existem diversos tipos de porta corta-fogo e elas devem seguir normas bastante rígidas de segurança que garantem a sua funcionalidade. Além disso, elas precisam passar por manutenções periódicas (mensal e semestral).
Abaixo, confira mais detalhes sobre os materiais e quando é necessário usar uma porta corta-fogo!
Uma porta corta-fogo tem como função evitar que as chamas se espalhem para outros ambientes em caso de incêndio. Elas são feitas com materiais resistentes ao calor e precisam seguir as normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Toda porta corta-fogo precisa passar por manutenção preventiva, afinal de contas, ela é um equipamento de prevenção e combate a incêndios.
Para que ela seja funcional, a porta precisa abrir com facilidade, especialmente em locais onde as escadas de emergência, por exemplo, também são usadas como acesso aos outros andares.
Também é preciso ficar atento à algunspontos, como:
É preciso cuidado ao usar uma porta corta-fogo, pois manuseá-la de forma errada pode trazer problemas.
Em locais ondesó tem ela no andar, algumas pessoas podem querer deixá-la trancada. Caso isso ocorra, é preciso acionar o síndico uma vez que esse tipo de porta não pode ficar trancada nem obstruída com objetos.
As únicas portas corta-fogo que precisam ser mantidas trancadas são as que fecham as bombas e geradores de energia, pois evita o acesso de pessoas não autorizadas -em especial crianças -no local.
Caso a rota de fuga seja na cobertura do prédio, é preciso que a passagem esteja livre. Todo edifício precisa ter uma brigada de incêndio responsável por decidir as rotas de fuga do local, por isso ela precisa estar sempre bem treinada.Falando em rotas de fuga, muitas vezes a escada é usada por moradores para colocar objetos como carrinhos, lixeiras, bicicletas, etc.
Isso é proibido pelo Corpo de Bombeiros, já que esses objetos podem atrapalhar a circulação das pessoas em caso de incêndio, e um possível pânico. Escada de emergência
Além das portas, também é importante ficar atento à segurança da escada de emergência.
Ela não poder ter objetos, como comentamos acima, é preciso ter uma série de cuidados, como:
A porta corta-fogo pode ser feita de diversos materiais como madeira, aço, gesso, vidro e vermiculita, mas é mais comum ser feita de fibra de lã, cerâmica e aço.
E para garantir proteção total, os componentes da porta, como fechaduras e dobradiças, também precisam estar de acordo com os padrões e normas técnicas do país.
As ferragens precisam ter mecanismos específicos de fechamento e travamento automático.
Ela precisa ter uma barra para abertura e fechamento ou uma maçaneta. Como ela precisa ser aberta e fechada com facilidade, as dobradiças precisam ter molas. E as molas são os itens que mais precisam de manutenção, se possível mensalmente -podendo se estender a três meses.
O motivo da manutenção mais frequente é que as molas são as responsáveis por manter a porta sempre fechada. Observe: se ela estiver entreaberta, está na hora de fazer a manutenção!
Há alguns tipos de porta corta-fogo, como a P60, a P90 e a P120. Os números que acompanham a letra P mostram o tempo mínimo de fogo que a porta aguenta sem ficar danificada. Com isso, é possível saber quanto tempo as pessoas têm para evacuar o local.
Sobre qual porta usar em um hospital, é o Corpo de Bombeiros quem vai dizer qualtipo de porta é necessário, uma vez que é ele quem dá o laudo positivo ao projeto de prevenção de incêndios.
Na hora da escolha, eles levam em conta alguns fatores que determinam se será uma porta P60, P90 ou P120, bem como quais devem ser as medidas, o material de fabricação, o material de isolamento térmico, entre outros itens.
As portas P60, por exemplo, têmisolante térmico com densidade menor e pesa entre 34 kg e 50 kg por folha. Já as portas P90, podem ter entre 38 kg e 53 kg, enquanto as portas P120, pesam entre 45 kg e 60 kg por folha, uma vez que possuem um isolante térmico de maior densidade.
Abaixo, você confere os modelos oferecidos pela ASSA ABLOY Portas Especiais. Porta corta-fogo simples, essa porta corta-fogo simples controla a propagação de fogo e fumaça, permitindo uma saída segura das pessoas, facilitando as operações de combate e resgate.
Ela é fabricada em aço galvanizado e possui resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas, classificadas, respectivamente, em P60, P90 e P120. A porta corta-fogo simples pode ser usada em hotéis, edifícios comerciais eresidenciais, centros de compras, hospitais, etc.
A porta corta-fogo dupla permite a saída das pessoas de maneira segura e ainda facilita as operações de combate ao fogo e ao resgate. Assim como a porta corta-fogo simples, ela é fabricada em aço galvanizado e tem resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas, classificadas, respectivamente, em P60, P90 e P120.
Esse tipo de porta é indicada para cinemas, centros de compras, hospitais, prédios comerciais e residenciais, hotéis, etc. Porta corta-fogo acústica
A porta corta-fogo acústica é feita com matéria prima de alta resistência e poder de isolação de ruídos. Além disso, ela tem uma fita de vedação e guilhotina. Ela tem atenuação de 35dB, mas também é possívelescolher a vedação com soleira, que oferece uma atenuação de 31dB.
A porta corta-fogo acústica é indicada para hotéis, cinemas, edifícios comerciais e residenciais, hospitais, shoppings, etc.
A porta corta-fogo premium foi feita para quem busca personalidade, uma vez que ela é diferente de todas as outras portas corta-fogo.
Por não ter molduras, ela oferece um acabamento moderno e possibilita ter faces com acabamentos diferentes em uma única porta, já que seu sistema é construtivo.Ela pode ser usada em prédios comerciais e residenciais, centros de compras, hospitais, hotéis, etc.
Se você deseja saber mais como funciona uma porta corta-fogo, não deixe de ler este artigo.