Porta Corta Fogo (PCF): o que é? E quais são os diferentes tipos de porta, além de questões técnicas?

As portas corta-fogo, também conhecidas como PCF ou portas de emergência, são as portas corta-fogo que possuem resistência ao fogo e são capazes de impedir a propagação dele, bem como da fumaça, entre os andares de um prédio em caso de um incêndio. 

Existem diversos tipos no mercado e você confere mais sobre elas abaixo!
 

Do que são feitas as portas corta-fogo? 


As portas corta-fogo podem ser produzidas de diversos materiais, mas é mais comum serem feitas de fibra de lã, cerâmica e aço. As ferragens precisam ter mecanismos específicos de fechamento e travamento automático. 

E para garantir proteção total, os componentes da porta, como fechaduras e dobradiças, também precisam estar de acordo com os padrões e normas técnicas do país.

Onde usar as portas corta-fogo? 


As portas corta-fogo podem ser usadas em diversos locais e são obrigatórias em prédios com mais de quatro andares. 

Ela é geralmente instalada em locais que possuem uma escada enclausurada que dá acesso a uma antecâmara com tamanho suficiente para entrar ou passar uma cadeira de rodas. 

Além dos prédios, elas são usadas em locais com alto fluxo de pessoas, como shoppings, cinemas e teatros. As portas corta-fogo da ASSA ABLOY Portas Especiais, por exemplo, podem ser instaladas em todos esses lugares. 

Vale lembrar, que não importa o local, as portas corta-fogo precisam ser instaladas em um local visível ou que tenha uma indicação para ela. 

 

Modelos das portas corta-fogo 


Existem diversos podemos de porta corta-fogo e elas não precisam ter a mesma aparência. Entretanto, elas precisam seguir todas as normas oficiais! 

Em alguns casos é possível cobri-las e incorporá-las ao projeto arquitetônico sem precisar alterar o padrão estético do edifício.

 

Classificação da porta


Falando em normas, todas elas precisam passar por testes que assegurem a sua resistência ao fogo e a fumaça. Por conta disso, elas são classificadas de acordo com a sua resistência: P30, P60, P90 e P120.

O número que seguinte a letra P indica quantos minutos a porta aguenta o fogo e a fumaça, portanto, quanto maior o número, mais resistente ela é.

 

Normas que definem o uso


Aqui no Brasil, as portas corta-fogo precisam seguir as recomendações e especificações das normas NBR 11742, NBR 11785 e NBR 11711.

 

Além das questões técnicas


A porta corta-fogo sozinha não é não eficiente se aliada a outros itens como:

●     Corrimão: que precisa estar instalado na altura indicada pela normativa, ser arredondado e chumbado na parede;

●     Luzes de emergência: que precisam estar em todo o caminho para que as pessoas enxerguem a rota de fuga;

●     Sinalização: que são os adesivos que brilham no escuro, indicando a rota de fuga correta;

●     Extintores: que precisam ser de todas as classes (água, pó quimíco e CO2).

 

Tipos de materiais em caso de incêndio


Falando em tipos de extintores, é preciso ficar atento aos materiais escolhidos na construção de um ambiente e qual o seu comportamento adiante do fogo, ou seja, se é um material que inflama mais rápido ou não.

No ano 2000, a União Europeia adotou a norma EN 13501 que determina as propriedades anti-fogo de diversos materiais que são usados em uma obra. Atualmente, ela é usada em diversos países como referência.

Abaixo, você confere as nomenclaturas mais importantes:
 

Reação ao fogo


Os materiais e produtos são classificados em sete “euroclasses” de acordo com a forma como reagem ao fogo.

A1 e A2

São materiais não combustíveis e não propagam fogo, como o concreto, vidro, aço, pedra natural, cerâmica e tijolos.

Já a classificação A2 indica que o material tem baixa propagação de fogo. Alguns contêm uma pequena porcentagem de componentes orgânicos.

B

São materiais com pouco combustível e baixa contribuição ao fogo, mas quando inflamados, podem propagar mais rapidamente o fogo. Entre esses materiais estão as placas de gesso e algumas madeiras com proteção contra fogo.

C

Os materiais com essa classificação propagam o fogo em um tempo médio de 10 minutos. São materiais como espuma fenólica ou placas de gesso com revestimentos superficiais mais espessos.

D

Já esses materiais entram em combustão antes de 10 minutos. Podem ser produtos com madeira sem proteção e sua reação varia de acordo com a densidade e espessura.

E

Nessa classificação, os materiais já entram em combustão antes dos 2 minutos. São produtos como painéis de fibra de baixa densidade ou sistemas de isolamentos feitos de plástico.

F

São os materiais não testados e que podem ser comportamentos indeterminados.

S

São os materiais que não produzem fumaça. Eles são classificados em:

●     S1: baixa opacidade e produção de fumaça

●     S2: média opacidade e produção de fumaça

●     S3: alta opacidade e produção de fumaça

D

É a classificação dos materiais que podem, ou não, produzir gotículas ou partículas inflamadas. Elas são classificadas em:

●     D0: não produz gotas ou partículas

●     D1: produz gotas ou partículas não inflamadas

●     D2: produz gotas ou partículas inflamadas

 

Resistência ao fogo
 

Além de saber como será a reação do material ao entrar em contato com o fogo, é necessário ficar atento ao seu tempo de resistência.

Aqui no Brasil essa classificação é acompanhada da letra P mais um número, como mostramos acima. Mas outras classificações também podem ser consideradas.

R

É a classificação para os materiais que resistem sem perder suas propriedades estruturais, como paredes, pilares ou até mesmo pisos e vigas.

E

É a capacidade do material de impedir a passagem de fogo e fumaça para uma área não afetada pelo fogo.

I

É a classificação de isolamento, ou seja, qual a capacidade do material de impedir o aumento da temperatura no ambiente que não está exposto diretamente ao fogo.

W, M, C e K

Também é importante levar em conta outros parâmetros, como:

●     W: capacidade de impedir a transmissão do fogo para uma área não afetada

●     M: capacidade de resistência ao impacto por conta de uma falha estrutural

●     C: capacidade das portas fecharem completamente sem precisar de ajuda de uma pessoa

●     K: capacidade dos revestimentos de teto e parede em fornecer proteção os materiais por trás deles

Agora que você já sabe o que é uma porta corta-fogo, quais os seus modelos e o que é preciso levar em conta na hora de escolher onde instalá-las e quais os materiais são preciso usar, conheça as portas corta-fogo da ASSA ABLOY Portas Especiais. Elas seguem todas as normas nacionais e internacionais, e você encontra o modelo que mais atende à sua necessidade.

Se você quiser saber mais sobre a importância das portas corta-fogo, não deixe de ler este artigo.