Porta Corta-Fogo: P60, P90 e P120


Se preocupar com a segurança é algo que todos buscam e em muitos lugares isso é obrigatório. Não importa se é uma empresa, um prédio residencial, um shopping ou um teatro, contar com porta corta-fogo é obrigatório! 

E você sabia, que até a metade do século XX, os casos de incêndio eram altamente comuns? Por isso o uso de portas corta-fogo é tão fundamental para prevenir a ocorrência de desastres e propagação do fogo e da fumaça tóxica. 

E por serem itens indispensáveis, as portas precisam ser escolhidas de forma correta, uma vez que existem diversos modelos no mercado. 

Abaixo você confere esses modelos e quais ambientes eles são mais indicados.


Onde usar uma Porta Corta-Fogo 


As portas corta-fogo são basicamente portas contra incêndios, ou seja, a função dela é impedir a passagem da fumaça e do fogo para outros ambientes, facilitando a fuga das pessoas e o resgate das mesmas. 

Seja em prédios públicos ou privados, as portas corta-fogo são obrigatórias em edifícios com mais de quatro andares e em locais dos quais a circulação de pessoas é alta e constante. 

Esse tipo de porta deve ser instalada em lugares onde há áreas de refúgio, corredores e saídas de emergência. Ela deve separar a área de risco e dar acesso às pessoas para locais seguros em caso de emergência. 

Uma porta corta-fogo pode ser feita de diversos materiais como aço, fibra cerâmica e vidro. A porta corta-fogo acústica da ASSA ABLOY Portas Especiais, por exemplo, é feita internamente com manta cerâmica e gesso. 

A porta corta-fogo também conta com outros componentes como barras, batentes e ferragens.

Porta Corta-Fogo P30


Recomendada para ser usada em apartamentos e prédios residenciais, a porta corta-fogo P30 tem uma resistência mínima ao fogo de 30 minutos. Ela precisa ser instalada em paredes com resistência ao fogo de 60 minutos (CF-60).

Porta Corta-Fogo P60


Indicada para ser usada em prédios comerciais e industriais, o modelo P60 tem resistência mínima ao fogo de 60 minutos, e precisa ser instalada em um local que o fechamento dê acesso às antecâmaras de escadas de emergência. Além disso, é recomendado que ela seja instalada em paredes com resistência ao fogo de 90 minutos (CF-90).

Porta Corta-Fogo P90


Usada em locais onde têm medição, proteção e transformação de energia elétrica, a porta corta-fogo P90 tem resistência mínima ao fogo de 90 minutos. É o modelo mais usado em prédios e adotado em escadas com clausuras. É recomendado que ela seja instalada em paredes com resistência ao fogo de 180 minutos (CF-180).

Porta Corta-Fogo P120


Já a porta corta-fogo P120 tem resistência mínima ao fogo de 120 minutos e é indicado que a sua instalação seja feita em paredes com resistência ao fogo de 240 minutos (CF-240).

Conte com as Portas Corta-Fogo seguras e certificadas da ASSA ABLOY Portas Especiais.


Quando usar cada modelo?


As mais usadas no Brasil são as P60 e P90. Antigamente, o critério para escolher uma porta corta-fogo era o tipo de prédio - residencial ou comercial. Com o tempo e a popularização da pressurização de escadas de emergência, além da sua obrigatoriedade, o modelo P90 passou a ser o mais utilizado.

Caso o prédio tenha uma área para elevador de emergência, ela deve ser pressurizada e sempre protegida por uma porta com classificação mínima de 90 minutos (P90). Além disso, a casa de máquinas deve ser separada e isolada por uma porta P90 com chave.

Vale lembrar que nesse caso, as paredes precisam ter classificação de resistência maior que as portas onde elas são instaladas.

Para ficar mais claro, a porta P60 é usada em locais onde há antecâmaras e saídas de emergências autônomas, enquanto a porta P90 pode ser usada em qualquer local com escada, com ou sem pressurização, em salas de máquinas, em áreas de elevadores de emergência, saídas de apartamentos e escritórios, bem como áreas industriais de risco moderado - se o risco for alto, o indicado é usar porta P120 ou P240.

P60, P90 ou P120, independentemente de qual modelo você precisa, a ASSA ABLOY Portas Especiais tem uma linha completa com diversos modelos de Porta Corta-Fogo certificada pela ABNT. Além disso, todas as portas têm garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação e funcionamento.

Então, não deixe de saber sobre a importância de porta corta-fogo para ambientes dos mais diversos setores, como Condomínios, Escolas, Hotéis, Hospitais, etc.