Elas costumam ser feitas de chapas de aço galvanizado, uma vez que são resistentes ao fogo, e podem ter acabamento de inox ou até mesmo ser pintada.
Por dentro, elas possuem um material isolante térmico de alta densidade, afinal, a porta corta-fogo precisa garantir maior resistência ao fogo. Mas há muito mais coisas envolvidas em uma porta corta-fogo e você confere tudo sobre como ela deve ser!
Para funcionar corretamente, as portas precisam de alguns equipamentos, como:
Existem dois tipos de fechaduras: sobrepor e embutir.
● Sobrepor: ela é instalada por cima da folhada porta, ou seja, não é preciso cortar a porta para instalar a fechadura.
● Embutir: ela é instalada dentro da porta e é preciso fazer um corte na lateral.
As fechaduras podem ser com ou sem tranca com chave. As que têm tranca podem ser trancadas somente pelo lado externo, deixando o lado interno livre. Já as portas que ficam em rotas de fuga, nunca podem ser trancadas!
Muitos podem achar que as dobradiças de uma porta corta-fogo não são importantes, mas é o contrário. São elas que mantêm o prumo da porta, ou seja, são elas que garantem o perfeito estado de fechamento, impedindo que o fogo e a fumaça consigam passar pelas brechas.
Com a movimentação das pessoas pela porta corta-fogo, as molas impedem que elas batam com força excessiva durante a fuga, por exemplo. Sem as molas, ela bateria constantemente e poderia danificar rapidamente seus componentes, impedindo o fechamento e funcionamento correto.
Já os eletroímãs mantêm as portas corta-fogo abertas em locais de alta circulação de pessoas e esse sistema trabalha em conjunto com a central de alarme de incêndio.
Por exemplo, se um incêndio ocorrer, elas se fecham automaticamente no instante que o sistema de alarme é acionado, garantindo uma rota de fuga segura para as pessoas.
Vale lembrar que a instalação do sistema de eletroímãs não é obrigatória, mas é recomendada, visto que preserva as portas e a segurança das pessoas do ambiente.
A barra antipânico é um dispositivo que destrava as portas corta-fogo e funciona no sentido de abertura da porta. A sua função é dar mais agilidade na hora da saída das pessoas em caso de incêndio.
De acordo com a NBR 11785, as barras antipânico devem ser os únicos dispositivos de abertura da porta no sentido da evasão - no sentido contrário não deve haver nenhum dispositivo de travamento que impeça o funcionamento da barra antipânico.
Com uma única barra acionadora, ela é utilizada em porta corta-fogo que possuem uma folha.
Com duas barras acionadoras, ela é usada em porta corta-fogo com duas folhas ou duplas.
Com as mesmas características das outras barras, essas barras são especiais para portas de vidro, já que elas são mais frágeis que o material galvanizado das portas normais.
De acordo com a NBR 11742, as portas corta-fogo precisam ser usadas em locais como:
● escadas de emergência de prédios
● áreas de refúgio
● paredes usadas na separação de riscos industriais e comerciais, em compartimento de áreas
● áreas de acesso restrito, com ligação direta com as rotas de fuga
● áreas de acesso às passarelas e outros locais que interliguem edifícios
● portas em corredores com acesso às rotas de fuga
● locais de medição, proteção e transformação de energia
A porta corta-fogo precisa ser instalada por uma empresa especializada e qualificada para a tarefa, pois a instalação é muito mais complexa do que a de uma porta comum e os aspectos técnicos precisam ser levados em conta na hora da instalação.
Vale lembrar que elas precisam ser instaladas sempre no sentido da evasão e os batentes precisam ser preenchidos com areia e cimento. Já as soleiras, não podem ser de materiais combustíveis, como a madeira, e as folgas nos vãos das portas precisam estar de acordo com a NBR 11742.
Para o bom funcionamento, a porta corta-fogo precisa passar por manutenção regularmente. Com o abre e fecha delas, especialmente se elas ficam em áreas de circulação, é preciso fazer o reaperto e lubrificação das dobradiças e os ajustes nas molas.
As fechaduras e barras antipânico também precisam de manutenção, e se estiverem frouxas o ideal é trocá-las.
Quem optar por ter o sistema de fechamento automático das portas corta-fogo precisa testá-lo regularmente para ter certeza de que está funcionando, pois, as portas podem correr o risco de não fecharem em caso de incêndio.
A dimensão das portas corta-fogo variam de acordo com a necessidade e podem ser feitas sob medida. Porém, elas precisam ter altura e largura mínima de 210 cm e 80 cm, além de ter medida máxima de 230 cm de altura e 220 cm de largura.
Caso a porta tenha uma largura maior de 120 cm ela precisa ser de folha dupla, com a largura igual das duas portas. A NBR 11742 limita de 2 a 3 mm a diferença das dimensões das portas.
Falando dos tipos de portas corta-fogos, existem três: a simples, a dupla e a de vidro.
Com uma única folha, sua medida pode variar de 80 cm a 120 cm de largura. Ela é facilmente encontrada em escadas de emergência de prédios comerciais e residenciais.
Com duas folhas, sua medida pode variar de 120 cm a 220 cm de largura. Ela é encontrada em lugares com grande fluxo de pessoas, como teatros, casas de shows, cinemas e shoppings.
Essa porta tem as mesmas características das outras duas portas e pode ter uma ou duas folhas. Elas precisam seguir a norma NBR 14925 e seu uso é mais por uma escolha estética. E além do vidro, as portas precisam ser feitas com aço inox e ter acabamento em aço amadeirado.
A ASSA ABLOY Portas Especiais possui as melhores portas corta-fogo do mercado. No site, você conhece todos os modelos e pode escolher o que mais se adequa a sua necessidade.