Veja os diferenciais desse modelo de barra para porta corta-fogo e saiba como usá-lo
A barra antipânico com fechadura é um mecanismo que pode ser instalado em portas corta-fogo para aumentar o nível de segurança da estrutura em caso de incêndio ou outra ocorrência que possa colocar vidas em risco.
O acessório de segurança precisa atender aos requisitos da norma ABNT NBR 11785/2018 e deve ser instalado no lado interno da porta, com um destravamento rápido sempre que for submetido à pressão ou contato.
Ou seja, em situações de emergência, basta que as pessoas empurrem a barra antipânico para que a porta seja imediatamente aberta, liberando a passagem para a evacuação do edifício.
Como regra, a barra antipânico deve fazer parte do planejamento da infraestrutura de combate e prevenção de incêndios em edificações comerciais, industriais, corporativas e residenciais.
O mecanismo de segurança é obrigatório em rotas de fuga e saídas de emergência de shopping centers, universidades, igrejas, restaurantes, hospitais, escolas, centros de convenções, teatros, cinemas, arenas esportivas, entre outros ambientes que recebam um grande fluxo de pessoas.
Além disso, a barra também precisa ser instalada em áreas que possuam equipamentos e instalações elétricas.
Atualmente, existem no mercado barras antipânico com e sem fechadura e maçaneta externa. A definição do melhor modelo precisa ser feita na fase do projeto técnico conduzido pelo consultor em segurança contra incêndio, que, normalmente, é um engenheiro especializado.
A barra antipânico com fechadura é um modelo bastante seguro, mas sua instalação deve seguir as determinações da NBR 11785. Confira aqui o que a norma diz a respeito desse mecanismo de segurança!
Essa é uma dúvida frequente entre as pessoas que precisam investir na infraestrutura de prevenção e combate a incêndios, e a resposta é sim, a barra antipânico pode ter fechadura, com chaveamento apenas pelo lado externo.
Isso significa que, mesmo que a porta corta-fogo esteja trancada, impossibilitando a entrada de pessoas que estão do lado de fora da edificação, ela abre normalmente e imediatamente quando acionada pelo lado interno.
Como já mencionado, o acionamento do dispositivo se dá por meio da pressão exercida sobre a estrutura da barra horizontal instalada na porta.
Em hipótese alguma a barra antipânico deve ficar travada. É mandatório que o mecanismo esteja funcionando em perfeitas condições e que passe por manutenção periódica, para que seja possível garantir a efetividade de sua operação em caso de emergência.
O acionamento da barra antipânico e a abertura da porta corta-fogo acontecem no sentido da evasão. Sendo assim, os mecanismos de segurança sempre poderão ser abertos por dentro, mesmo que estejam chaveados por fora.
A barra antipânico é extremamente importante em portas que dão acesso a rotas de fuga. Ela permite a rápida evacuação do ambiente, garante acessibilidade para que pessoas com deficiência consigam acionar seu mecanismo e aumenta o nível de segurança das edificações.
De acordo com a NBR 11785, essas barras precisam estar nos seguintes locais:
Portas de corredores;
Saídas de emergência;
Áreas de acesso;
Escadas de emergência;
Rotas de fuga acessíveis;
Áreas de resgate;
Ambientes com instalações elétricas.
A Barra Antipânico Push Smart, da ASSA ABLOY Portas Especiais, é uma excelente opção disponível no mercado nacional.
O modelo possui tecnologia e design exclusivos, alta performance, resistência ao fogo e sistema de acionamento por toque em barra horizontal. O produto é compatível com as necessidades de projetos residenciais e comerciais.
Para conhecer outras soluções do nosso portfólio, entre em contato com a Central de Vendas pelos telefones (15) 3142-3556 e (15) 3142-3570, ou solicite mais informações pelo formulário de contato do site.
Para que serve a barra antipânico em uma porta corta-fogo?
A barra antipânico em uma porta corta-fogo serve para fazer o destravamento imediato da porta e dar acesso à área externa da edificação. O mecanismo deve ser instalado em portas de saídas de emergência e rotas de fuga.
Quando devo ter uma barra antipânico?
A barra antipânico é obrigatória em edifícios comerciais e residenciais, em edificações ou pavimentos com capacidade superior a 100 pessoas, em shoppings, hospitais, teatros, cinemas, ambientes com instalações elétricas, entre outros locais.
Como funciona a barra antipânico?
A barra antipânico funciona de forma simples. Basta fazer pressão sobre a barra horizontal instalada no lado interno para destravar imediatamente a porta corta-fogo.