ASSA ABLOY Portas Especiais: A Porta Corta-Fogo do Brasil


Quantas vezes não vemos nos noticiários situações de incêndio que poderiam ter sido evitadas se o estabelecimento tivesse uma porta corta-fogo dentro dos padrões e normas estabelecidas? É por isso que a porta corta-fogo é fundamental! 

E a ASSA ABLOY Portas Especiais, empresa fabricante de porta corta-fogo, atende a todas as normas vigentes, garantindo toda a qualidade e segurança para quem opta pela marca. A empresa pertence ao grupo sueco ASSA ABLOY e conta com as tecnologias mais modernas do mercado. 

Abaixo, você confere todos os detalhes de como são fabricadas as portas corta-fogo da ASSA ABLOY Portas Especiais, quais os modelos e muito mais!

A fabricação da porta corta-fogo 


Com mais de 20 anos no mercado, a ASSA ABLOY Portas Especiais é uma empresa que se consolidou de forma ética e por oferecer produtos de qualidade única. 

A fabricação da porta é feita de acordo com uma linha completa de produção, que contempla: 

  • Porta corta-fogo simples: com resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas e classificadas respectivamente em P60, P90 e P120 minutos;

  • Porta corta-fogo dupla: com resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas e classificadas respectivamente em P60, P90 e P120 minutos;

  • Porta corta-fogo acústica: para locais que precisam de isolamento de ruídos (35dB);

  • Porta corta-fogo premium: para locais e pessoas que querem um acabamento refinado;

  • Porta corta-fogo autônoma: para quem quer proteger uma parte do prédio. 

A ASSA ABLOY Portas Especiais utiliza matérias prima de alta qualidade na fabricação das portas e todas estão dentro das normas.

Modelos de porta corta-fogo 


Existem três modelos de porta corta-fogo no mercado: a simples, a dupla e a de vidro. E não importa qual o modelo utilizado, ela precisa estar de acordo com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Modelo simples 

Com uma folha única, a largura dessa porta varia de 80 cm a 120 cm e é o modelo mais usado em escadas de emergência de prédios residenciais e comerciais.

Modelo duplo 

Com duas folhas, a largura dessa porta varia de 120 cm a 220 cm. Por ser maior, ela é muito usada em shoppings, teatros e cinemas, por ter um maior fluxo de pessoas por esses locais.

Modelo de vidro 

Essa porta tem as mesmas características das portas simples e duplo, mas o que muda é o seu material de fabricação. 

E vale lembrar que independente do modelo escolhido, é preciso se atentar às molas instaladas nas dobradiças, uma vez que esse item precisa de manutenção regular para que a porta corta-fogo possa funcionar corretamente, abrindo e fechando com facilidade.

Classificação das Portas Corta-Fogo

 

A ABNT possui normas de classificação das portas corta-fogo, que variam de acordo com a capacidade delas de resistir às chamas do fogo.

P30 


É a porta com menos resistência ao fogo (e a menos indicada para uso), pois suporta as chamas por 30 minutos. Ela pode ser instala em paredes com resistência mais alta (60 minutos) e é usada em prédios residenciais.

P60 


Essa porta suporta o fogo por até 60 minutos. Ela é usada em prédios comerciais e em indústrias, e pode ser uma opção de acesso para as antecâmaras de escadas de emergência.

P90 


A porta com essa classificação suporta as chamar por até 90 minutos. Ela é usada em locais de acesso onde costumam ficar transformadores de energia elétrica. Além disso, por ser mais resistente, é o modelo mais usado em prédios onde tem escadas enclausuradas.

P120 


Podendo suportar as chamas por até 120 minutos, essa porta é a mais resistente. Ela pode ser usadas em todos os locais.

Onde as portas corta-fogo podem ser usadas 

A ABNT é o órgão responsável pelas normas que determinam onde as portas corta-fogo devem ser instaladas. Com isso, ela garante a segurança não só do imóvel, como também das pessoas que estão dentro dele. 

A norma NBR 11742, por exemplo, indica que uma porta corta-fogo dever ser instalada: 

●     em escadas de emergência e em câmaras de acesso e saída delas

●     no acesso para as áreas de refúgio

●     nas paredes que separam as áreas de risco

●     nos ambientes que ligam as rotas de fuga

●     no acesso aos locais que interligam duas construções

●     nos corredores que dão acesso às rotas de fuga

●     nos acessos aos ambientes onde são feitas medições, transformações e proteções de energia elétrica 

Essa norma também indica qual deve ser o tamanho da porta corta-fogo. A porta pode ser feita sob-medida, mas devem se adequar a alguns parâmetros como: 

  • altura mínima de 200 cm e máxima de 230 cm
  • largura mínima de 80 cm e máxima de 230 cm 

Vale lembrar que as portas simples com largura superior a 110 cm precisam ser trocadas por portas com folhas duplas, medindo a mesma largura. 

E além de seguir todas as normas da NBR 11742, os responsáveis pelo prédio precisam seguir todas as orientações do Corpo de Bombeiros, tanto às relacionadas aos modelos de porta corta-fogo, quanto onde elas devem ser instaladas de modo a garantir a segurança das pessoas. 

Agora que você já sabe tudo sobre a porta corta-fogo, aproveite para conhecer sobre os modelos que a ASSA ABLOY Portas Especiais oferece e escolha a que mais se adequa a sua necessidade.

Saiba mais sobre a importância da porta corta-fogo nos mais diversos setores e o motivo de investir neste item em seu projeto para trazer segurança às pessoas e ao empreedimento.