Você sabia que a ASSA ABLOY Portas Especiais é líder na fabricação de porta corta-fogo no Brasil? Com vasta experiência no mercado em proteção contra incêndios, a empresa faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que também é líder mundial no desenvolvimento e fabricação de soluções de segurança e abertura de portas.
Um dos compromissos da ASSA ABLOY Portas Especiais é buscar soluções inovadoras e se aprimorar a cada dia. Por isso, ela possui um portfólio completo e você confere todos os detalhes sobre a melhor porta corta-fogo do Brasil.
Toda porta corta-fogo possui um grau de resistência mínima ao fogo, que é geralmente classificada em minutos e utilizada como parte de um sistema corta-fogo que engloba: porta, dobradiças, dispositivos antipânico e de fechamento automático.
O principal objetivo da porta corta-fogo é impedir que o fogo e a fumaça se espalhem por um edifício em caso de incêndio. Com isso é possível uma evacuação segura de todas as pessoas que estão no local.
Vale lembrar que cada país possui as suas próprias regulamentações em relação às portas corta-fogo, assim como as orientações regionais do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a definição de porta corta-fogo é:
“Porta constituída por folha(s), batente e ferragens que impedem ou retardam a propagação do fogo, calor e gases, de um ambiente para o outro”.
Instalação e uso
Sobre o uso das portas corta-fogo, a ABNT deixa bem claro que “as portas de saídas de emergência devem permanecer sempre fechadas, com o auxílio do dispositivo de fechamento automático, e nunca trancadas a chave, no sentido de evasão.” - ABNT NBR 11742/2018.
Aqui no Brasil, a legislação exige que toda porta corta-fogo permaneça sempre fechada, por isso molas aéreas são as mais indicadas para uso, pois se mostram como um dispositivo confiável e seguro para executar o efetivo auto fechamento da porta no momento de emergência.
Mas fique atento, pois a utilização de molas aéreas em sistemas corta-fogo deve ser feita apenas com modelos de molas testadas conforme a norma europeia EN 1154. Molas com força de fechamento inferior ao nível 3 não são recomendadas para portas corta-fogo.
A ASSA ABLOY Portas Especiais possui diversos modelos de porta corta-fogo.
A porta corta-fogo classe P60 da ASSA ABLOY Portas Especiais é recomendada para o fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência CF-120, para o fechamento de acesso à antecâmara das escadas de saídas de emergência e para a proteção de escritórios em edifícios comerciais e industriais, conforme instruções da Norma Brasileira, NBR 11742.
A porta corta-fogo classe P90 da ASSA ABLOY Portas Especiais é recomendada para o fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência 3h CF-180, e pode ser utilizada também para a substituição de porta corta-fogo de madeira. Mas para isso, ela precisa ser revestida de metal, exclusivamente, com uma folha.
Ela também pode ser usada em passagens para pessoas nas interligações de escritórios com locais de industrialização, comercialização e armazenamento.
A P90 também é recomendada para o fechamento do acesso a locais de medição, proteção e transformação de energia elétrica, conforme instruções da Norma Brasileira, NBR 11742.
A porta corta-fogo classe P90 de Segurança da ASSA ABLOY Portas Especiais é recomendada para os mesmo locais que a P90, porém, a diferença é que essa porta é fabricada com chapa de aço de alta resistência, devidamente estruturada e composta de fechadura tetra.
A porta corta-fogo classe P90 Acústica da ASSA ABLOY Portas Especiais também tem as mesmas indicações de uso que a P90. A diferença aqui é que a porta é fabricada com matérias-primas de grande resistência mecânica, com alto poder de isolação de ruídos, compatível mesmo em temperaturas elevadas.
Além disso, ela tem gaxeta de vedação e o batente possui fechamento inferior, proporcionando retenção de até 32 dB.
A porta corta-fogo classe P120 da ASSA ABLOY Portas Especiais é recomendada para o fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência CF-240 e pode ser utilizada também para a substituição de porta corta-fogo de madeira. Mas para isso, ela precisa ser revestida de metal, exclusivamente, com uma folha.
Ela também pode ser usada nas interligações que não permitem o uso de portas P90 e sempre nos casos de paredes com resistência de 4h, conforme instruções da Norma Brasileira, NBR 11742.
Então saiba mais sobre a importância de porta corta-fogo para seu setor, seja Hospital, Hotel, Aeroporto, Metrô, Condomínio, Clube, Shopping, Escolas, etc.