Porta corta-fogo é necessária para criar barreira de contenção do fogo e fumaça até a completa evacuação do prédio
Os espaços prediais precisam de diversos componentes para garantir a segurança contra incêndio, entre os quais está a porta corta-fogo. Esse equipamento é obrigatório em edificações residenciais e comerciais, agindo como uma barreira de contenção do fogo e da fumaça.
Além da porta corta fogo, os projetos completos contam com outros dispositivos e equipamentos relevantes, como extintores de incêndio, alarmes sonoros, mangueiras, sprinklers e sinalização para as rotas de fuga.
Todos os itens têm uma importância fundamental na proteção de vidas. No entanto, a porta corta-fogo se destaca por possuir uma função muito específica no ambiente predial, que é conduzir os ocupantes do espaço até uma saída de emergência com segurança, em caso de incêndio.
No Brasil, a porta corta fogo é obrigatória desde 1983 em prédios com mais de 4 andares. Além disso, a norma da ABNT NBR 11742/2018 traz outros pontos referentes ao equipamento, como a necessidade de instalação da porta em áreas com escadas, locais com rotas de fuga, espaços que se interligam e saídas de emergência.
Diante dessa obrigatoriedade, fica nítida a importância da porta corta fogo para cumprir a legislação, proteger a vida das pessoas e preservar o patrimônio.
Talvez você já tenha notado a presença de portas corta fogo nas escadas do seu prédio. De forma geral, essas portas são mais pesadas, feitas com material especial, próprio para impedir que o fogo e a fumaça se alastrem em caso de incêndio.
Por causa dessa barreira, as pessoas possuem tempo para abandonar o prédio e as equipes de resgate conseguem conter as chamas.
É importante destacar que, tecnicamente, existem 4 tipos de porta corta fogo: P30, P60, P90 e P120.
Essa classificação é fundamental para escolher a porta adequada para cada prédio e representa o tempo de resistência que o equipamento tem contra o fogo.
Embora tenha uma importância funcional em um projeto contra incêndio, a Porta Corta Fogo Premium possui outras características, como elegância e personalidade. Neste caso, o modelo acaba sendo o mais recomendado para prédios que fazem questão de manter um padrão estético elevado.
Prédios que recebem o público, como hotéis, universidades, centros comerciais e, até mesmo, hospitais podem ter portas com um acabamento mais requintado e sem molduras.
O tempo de resistência ao fogo do modelo premium da ASSA ABLOY Portas Especiais pode ser de 60 minutos, 90 minutos ou 120 minutos.
O produto é extremamente resistente, formado por manta cerâmica na área interna, pintura eletrostática, aço inox 430 e aço galvanizado.
Alguns espaços maiores, como cinemas e shoppings, por exemplo, pedem portas mais amplas. O mesmo acontece em espaços interligados. Em ambos os casos, a Porta Corta Fogo Dupla é a melhor opção.
Este modelo também costuma ser muito usado em hospitais, teatros, centros de eventos, casas de shows, centros comerciais, entre outros ambientes prediais. O equipamento é feito com aço galvanizado, que recebe um tratamento especial para ficar ainda mais resistente.
A porta corta-fogo pode resistir por 2 horas, 3 horas ou 4 horas, dependendo do modelo que o prédio precisa para o seu projeto de prevenção e combate a incêndio.
Com garantia de 5 anos e manta cerâmica em seu interior, essa porta pode contar com diversos componentes extras, como barra antipânico, ferrolho, selecionador de folhas, mola aérea e retentores.
Precisa de suporte especializado para escolher a porta corta-fogo adequada para o seu prédio? Fale agora mesmo com a equipe de atendimento da ASSA ABLOY Portas Especiais! Nossos especialistas podem te ajudar no seu projeto!
Como funciona a porta corta-fogo?
A porta corta fogo funciona como uma barreira de proteção contra fogo e fumaça em prédios com mais de 4 andares e ambientes que concentram muitas pessoas. Neste caso, se houver um incêndio, a porta impede que as chamas se alastrem, permitindo que as pessoas saiam do local e as equipes cheguem para atuar contra os focos de incêndio.
Qual é a melhor porta corta-fogo do mercado?
A melhor porta corta fogo é a da ASSA ABLOY Portas Especiais, empresa que conta com credibilidade, mais de 20 anos de atuação no mercado e fabricação de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os equipamentos são certificados e atendem à necessidade dos mais diversos empreendimentos.
Como saber se a porta corta fogo é segura?
A porta corta fogo segura precisa seguir o padrão ABNT, ser fabricada por uma empresa com credibilidade no mercado, possuir materiais apropriados como aço inox 430, além da classificação adequada do tempo de resistência ao fogo.