Confira todos os equipamentos indispensáveis para a infraestrutura de prevenção a incêndios em hospitais.
Ambientes de saúde, como hospitais, clínicas e centros de reabilitação física, necessitam de uma infraestrutura profissional de soluções corta-fogo, com equipamentos que visam a maior segurança das pessoas dentro do ambiente.
Nestes ambientes, o projeto de prevenção e combate a incêndios é fundamental para garantir o funcionamento das instituições, de forma regularizada e aprovada pelo Corpo de Bombeiros.
Além de contar com uma brigada de incêndios treinada e preparada para agir em situações de risco, os hospitais precisam de diversos equipamentos que minimizem as chances de incêndios e que evitem impactos e danos graves à vida e ao patrimônio no caso de ocorrências.
Entre as soluções obrigatórias, estão:
● Portas corta-fogo;
● Barra antipânico;
● Armários corta-fogo;
● Sinalização de emergência;
● Entre outros equipamentos.
Essas soluções contribuem para a implementação de um plano de contingência nos hospitais, para a promoção de evacuações rápidas em caso de fogo e para a prevenção de desastres.
Lembrando que situações de incêndio em hospitais não são incomuns, já que esses ambientes possuem condições e componentes com alto potencial de ignição, como sistemas de refrigeração, sistemas de ar comprimido, cilindros de oxigênio, equipamentos de alta tensão e materiais inflamáveis.
Apenas em 2023, foram registradas ocorrências de explosões e curtos-circuitos seguidos de incêndio em hospitais de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Qualquer ocorrência de incêndio em hospitais, mesmo as de pequenas proporções, acarretam danos materiais e físicos, afetando a saúde e o bem-estar de pacientes, profissionais e equipes médicas.
Os hospitais estão entre os ambientes onde o controle de incêndios é considerado extremamente complexo. Isso acontece justamente por causa das características das unidades hospitalares, que normalmente são caracterizadas por grandes edificações, com muitos andares, salas e equipamentos.
Além disso, é preciso levar em consideração o tipo de público atendido nos hospitais. Nestes ambientes, existem diversos pacientes vulneráveis, com incapacidades físicas e dificuldades de mobilidade, o que faz com que os mesmos tenham uma maior dificuldade de se proteger.
Neste contexto, qualquer tipo de incêndio pode evoluir para um cenário desastroso, com vidas perdidas e enormes prejuízos.
Para evitar ocorrências desse tipo em hospitais, é imprescindível adotar um bom projeto de combate a incêndios, com a instalação de todos os equipamentos essenciais, rotinas periódicas de manutenção preventiva e a implementação de medidas de proteção.
No planejamento arquitetônico dos hospitais, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:
● As distâncias percorridas até as saídas de emergência;
● A infraestrutura e dimensionamento das escadas;
● A escolha da porta corta-fogo adequada para o ambiente;
● O tempo de resistência ao fogo dos materiais e estruturas;
● A instalação de barreiras que evitem a propagação do fogo entre os compartimentos do hospital.
Confira abaixo as melhores soluções corta-fogo da ASSA ABLOY Portas Especiais, indicadas para hospitais e unidades de saúde:
Barras Antipânico Touch Inox
As barras antipânico devem ser usadas em portas corta-fogo e que dão acesso às saídas de emergência. Elas servem para abrir as portas com agilidade em situações de risco.
Os produtos são indicados para ambientes com alto tráfego de pessoas e para as aplicações mais rigorosas, como acontece em hospitais.
Armário Corta-Fogo 1000x1000
O Armário Corta-Fogo é indicado para o armazenamento de líquidos inflamáveis e materiais com potencial de ignição. O produto está em conformidade com a NBR 17505-4 e tem capacidade interna para 108 litros.
Porta Corta-Fogo Dupla
Essa porta da ASSA ABLOY Portas Especiais é um equipamento indispensável em hospitais. Ela visa compor o projeto de setorização de riscos, controlando a propagação de fogo e fumaça e permitindo a saída segura das pessoas. O equipamento é certificado, fabricado com aço galvanizado e tem resistência ao fogo de 2, 3 e 4 horas.
Para obter mais informações sobre os equipamentos, entre em contato com a equipe de atendimento ao cliente da ASSA ABLOY Portas Especiais!
Como funciona uma porta corta fogo?
A porta corta fogo funciona como um equipamento de setorização de riscos e como uma rota de fuga segura em caso de incêndio. Ela leva as pessoas para fora da edificação possibilitando uma evacuação rápida do ambiente e mantendo o fogo e a fumaça dentro do ambiente sem que ultrapasse o lado de fora.
Quais são as melhores soluções corta fogo do mercado?
A ASSA ABLOY Portas Especiais é referência no mercado em soluções corta-fogo. Possuindo certificação da ABNT, sendo assim, temos diversos modelos, com garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação e funcionamento. Obtemos em nosso catálogo ótimas portas corta fogo, armários corta fogo e barras antipânico.
O que é uma barra antipânico?
A barra antipânico é uma fechadura de segurança que possibilita a abertura imediata da porta corta fogo, com acionamento por toque ou pressão em barra horizontal. Ela destrava a porta para garantir a rápida evacuação do edifício em chamas, conduzindo as pessoas para fora do prédio em segurança.